sexta-feira, 24 de junho de 2011

Máquinas Open Source

http://opensourceecology.org/
Essa eu recebi na lista de discussão CISL.

A idéia dos caras é desenvolver projetos de engenharia no formato "código aberto", ou seja, eles seriam amplamente divulgados e disponíveis. Por enquanto estão restritos à engenharia mecânica de maquinários para o ambiente rural, mas a coisa vai evoluir.


Quando eu estava na faculdade há alguns anos, cheguei a discutir com um grupo de colegas o que mais além de software poderia ter uma iniciativa "open source". Entre diversos tópicos que eu poderia mencionar aqui, 1 deles era o processo de construção de maquinário em geral. Pelo que me recordo, chegamos a conclusão de que tal iniciativa seria muito arriscada, apesar de ser muito, mas muito, interessante.

Vou explicar porque chegamos à esta conclusão:

A construção e fabricação de máquinas envolve, entre outras coisas, o estudo da segurança do equipamento. Mesmo que o seu projeto esteja bem claro e detalhado, a pessoa que vai construir o equipamento não seria necessariamente um expert no processo de manufatura a ser utilizado, resultando em máquinas que podem apresentar riscos para seus usuários. Não me refiro somente ao risco de morte por explodir o motor do trator (ehehehe), mas à todos os riscos. Ao utilizar uma semeadeira à diesel onde você empurra tal como um carrinho de mão, pra onde vai a descarga de CO2? Ao pilotar aquele trator multipurpose, em quanto tempo o usuário apresentaria problemas de coluna?

Alguém pode me responder dizendo que vai do bom-senso de quem vai construir, seguir as recomendações de segurança do projeto ou até melhorá-las. E eu vou concordar completamente com este argumento. Mas é preciso lembrar que muitas pessoas "se acham capazes" de trocar um chuveiro e tomam choques elétricos fortes por ter esquecido um detalhe ou outro, então, imagine ao construir máquinas.

Ou seja, na minha opinião, um projeto como este é extremamente válido, mas o acesso à tais informações deveria ser regulado. Veja, não estou dizendo comercializado ou algo assim, mas regulado, controlado, acompanhado. Associações de classe, tal como da industria metal-mecânica, poderiam realizar eventos ou criar sites para associados, onde tais projetos estejam acessíveis para quem tem um mínimo de competência para a fabricação destes equipamentos. Assim, poderiam surgir pequenas fábricas, concorrentes entre si, e incentivando a economia local, até mesmo o mercado de trabalho.

Um comentário:

  1. http://www.openhardware.de/

    Essa é continuação. Mais uma iniciativa no mesmo sentido, mas que já se propõe a equipamentos mais corriqueiros, não restritos ao meio rural. O site tem layout extremamente simples (até antiquado mesmo). Tal como o outro, todo em inglês. Sorry.

    ResponderExcluir