domingo, 26 de junho de 2011

Hackers com tempo

http://idgnow.uol.com.br/seguranca/2011/06/22/hackers-atacam-sites-da-presidencia-do-brasil-e-da-receita-federal/

Faz uns 20 anos já, um rapaz nos EUA invadiu uma série de redes de computadores e foi tachado de hacker, um termo que se originou nos anos 50 por "fuçadores" que faziam alterações em equipamentos, hoje chamadas "gambiarras" (como sabemos, nem todas funcionam). Mas considerando que falhas em código foram chamadas de bug, o termo hacker está de bom tamanho. E já ficou tão difundido em outras línguas, que nem vale a pena colocar em itálico.

Mas o que eu realmente quero comentar é que o hacker ficou mal afamado. Se alguém faz algo numa rede sem ter autorização prévia, toma-lhe o nome hacker. Principalmente se for em algo oficial ou de uma grande empresa.

Engraçado é quando alguém emite uma notícia com a palavra no plural, "hackers". Ninguém assumiu a autoria, mas como existe uma equipe de segurança, supõe-se que seria preciso várias pessoas para causar algum dano. Esta notícia que mencionei é um exemplo.

Já notaram que quando encontradas as pessoas, o perfil é muito semelhante. Geralmente jovens abaixo dos 25 anos, com vida social restrita, e muito, mas muito tempo para ficar fuçando. Alguém já leu sobre um pai de família ou um empresário ser suspeito de ter invadido e/ou danificado uma rede? Eles têm mais coisas pra se ocupar com corpo e mente. Muitos já sabem que um garoto de 11 anos pode fazer um ataque DDoS e ferrar com um website, mas se divulgarem desta forma, não é mais notícia e o repórter perde o emprego. Mas se você quer mais do que derrubar o site, escarafunchando nos dados da rede e outras coisas, vai precisar de horas e horas de estudo.

Agora eu pergunto para você: por que estas horas não foram dedicadas pra algo hacker e útil para a sociedade? Se quer ser um hacker outlaw, então seja Robin Hood digital. Encontre informações importantes, intercepte coisas comprometedoras de políticos, tal como chamadas telefônicas ou câmeras de segurança, e divulgue. Derrubar site da Receita prejudica muito mais o povo do que o Governo, que vai tomar a medida mais óbvia: gastar mais alguns milhares ou milhões do nosso dinheiro, procurando culpados e tentando melhorar a segurança. Enquando isso, o povo ficou sem o site da Receita (sim, muita gente acessa e precisa dele diariamente).

Pra terminar, cito o movimento Transparência Hacker (http://thacker.com.br/), que procura por informações "nem tão divulgadas" sobre políticos e chega até a elaborar estatísticas e outras avaliações. Não é preciso furar um firewall para ser reconhecido.

Agora vou tomar café.

Um comentário:

  1. http://pt.wikipedia.org/wiki/Script_kiddie

    Adorei esta aqui. Devia ter postado ela desde o começo.

    ResponderExcluir