terça-feira, 5 de julho de 2011

Backup: Entendendo o básico

Matérias sobre backups existem aos montes. Se imprimir todas elas, a pilha de papel provavelmente ficará maior que uma daquelas antigas enciclopédias. Mas por quê não lemos, ou mesmo lembramos do maldito backup, a não ser quando temos problemas? Acho que um dos motivos é simplesmente não saber por onde começar, ou então achar que isso vai ser muito dificil e chato. Vou tentar abordar o feijão com arroz em 5 minutos ou menos.

Backup é apenas manter cópias dos seus arquivos mais importantes, da forma mais atualizada possível, para nos prevenir quanto à problemas idiotas. Isso mesmo, idiotas. Isso é o mínimo que nomeamos o problema quando ocorre. =D Faltou energia no prédio, no meio da tarde, e o relatório que você estava lendo ficou corrompido pelo computador e se perdeu. Não é algo idiota de acontecer? Pior é que muitas vezes não tem como recuperar algo corrompido.

Restore é como fazer para pegar a cópia de segurança feita no backup, e colocar novamente no local que usamos para trabalhar. É como escolhermos o programa de backup pensando na facilidade e segurança da cópia, e esquecemos de ver se também é fácil de pegar a cópia de volta.

Para usuários em geral, as palavras-chave são "arquivos mais importantes" e "facilidade".

Se você considera tudo importante, inclusive os filmes que você fez download, então vai gastar muito dinheiro comprando discos adicionais. Eu sugiro que avalie pensando da seguinte forma: quais arquivos vão me gerar prejuízo real se acabar perdendo? A lista vai cair bastante, ficando algo como currículo, relatórios, trabalhos dos últimos 3 semestres da faculdade, etc.

Falando de facilidade, precisamos pensar no backup e no restore. Existem programas muito simples (listarei alguns em outra oportunidade), que permitem coisas como cópias automáticas do seu pendrive ou então para ele, ou então que colocam seus arquivos em uma pasta na internet protegida por senha, sempre que você ligar o computador.

Dúvidas ainda? Muitas né? Logo logo eu tento esclarecer em outro post.

Nenhum comentário:

Postar um comentário